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X-59: NASA apresenta avião supersônico que ‘não faz barulho’
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O objetivo é permitir voos supersônicos sobre terra sem perturbar as comunidades abaixo, abrindo potencialmente caminho para uma nova era de transporte aéreo supersônico comercial. O X-59 está sendo desenvolvido em colaboração com a Lockheed Martin e outras empresas, e espera-se que os testes de voo comecem nos próximos anos.
Como o X-59 evita o estrondo supersônico?
O X-59 QueSST (Quiet Supersonic Technology) é projetado para minimizar o “estrondo sônico” associado à quebra da barreira do som, que é a explosão sônica causada quando uma aeronave supersônica passa pela velocidade do som. Aqui estão algumas das principais técnicas empregadas pelo X-59 para reduzir esse estrondo:
1. **Design Aerodinâmico:** O X-59 possui um design aerodinâmico especializado para reduzir o impacto da onda de choque gerada quando atinge a velocidade supersônica. O formato da aeronave é cuidadosamente projetado para minimizar a formação de ondas de choque intensas.
2. **Perfil do Nariz:** O nariz da aeronave é projetado de forma a reduzir a concentração de ondas de choque. Isso pode ser alcançado por meio de uma combinação de formas e materiais que ajudam a suavizar as transições de pressão ao redor da aeronave.
3. **Propulsão Avançada:** O X-59 é equipado com motores e sistemas de propulsão otimizados para reduzir o ruído e melhorar a eficiência durante o voo supersônico.
4. **Distribuição de Poder:** Distribuir o poder de forma mais uniforme ao longo da aeronave pode ajudar a reduzir o impacto do estrondo sônico, dispersando a energia ao longo de uma área maior.
5. **Perfil de Voo Específico:** O X-59 será operado em altitudes e velocidades específicas para minimizar o impacto do estrondo sônico na superfície terrestre. Isso pode envolver voar em altitudes mais elevadas ou ajustar a trajetória de voo para reduzir a intensidade do estrondo sônico sentido no solo.
Essas e outras técnicas estão sendo implementadas para permitir que o X-59 realize voos supersônicos com um impacto muito reduzido no ambiente sonoro terrestre.
Voo inaugural ainda em 2024
É emocionante ver que o voo inaugural do X-59 está se aproximando! Voar sobre áreas residenciais pré-selecionadas nos EUA permitirá à NASA e seus parceiros coletar dados valiosos sobre o impacto do ruído gerado pela aeronave e como isso é percebido pela população.
A meta de atingir cerca de 75 decibéis de ruído é um marco significativo, pois representa um nível de ruído consideravelmente mais baixo do que o produzido por aeronaves supersônicas convencionais. Se os resultados dos testes confirmarem que esse nível de ruído é aceitável e minimamente perturbador para as comunidades, isso pode abrir caminho para mudanças nas regulamentações atuais sobre voos supersônicos sobre áreas habitadas.
A análise dos dados coletados durante o voo inaugural será crucial para determinar os próximos passos do projeto. Esperemos que os resultados sejam promissores e contribuam para o avanço da aviação supersônica de forma mais amigável ao meio ambiente e às comunidades.